#Erasmus Days 2024 – Exercising Citizenship: Public Speaking local contest

Autor: Equipa coordenadora do projeto Speak and Act ( Ana Paula Alexandre, Maria José Duarte, Manuela Duarte e São Morais)

Entre 14 a 19 de outubro, toda a Europa celebrou o Erasmus Days 2024 – um evento internacional que visa promover o programa Erasmus+, que apoia a mobilidade educativa e a cooperação internacional em áreas como a educação, a formação, a juventude e o desporto. Durante os Erasmus Days são organizadas diversas iniciativas, como workshops, seminários, apresentações de projetos, reuniões de parceiros, exposições e outras atividades, que servem para mostrar os resultados dos projetos Erasmus+ e incentivar outros a participar no programa.

Não quisemos faltar a este desafio e chamámos outras escolas à nossa. Foi, como os próprios alunos convidados disseram na avaliação, EDUCATIVO, COMPETITIVO, uma APRENDIZAGEM e uma oportunidade de DESEVOLVIMENTO PESSOAL. As colegas da nossa escola que participaram, corroboraram estas afirmações. E o que aconteceu, então?

A equipa do projeto “Speak&Act: Public Speaking for Global Citizenship” promoveu um torneio de debate escolar denominado “Exercising Citizenship: Public Speaking local contest”. Recebemos cerca de 53 alunos e professores provenientes do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa | Escola Secundária da Amadora e do Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas| Escola Secundária Professor José Augusto Lucas.

O evento foi dividido em duas partes: na primeira parte foram apresentados os resultados da implementação do projeto Speak and Act bem como a metodologia adotada. Na segunda parte, promovemos um torneio de debate utilizando o modelo World School Debate, com 3 rondas diferentes e três moções diferentes. Os alunos externos não tinham tido contacto prévio com este modelo de debate, mas tiveram uma ajuda preciosa:   os nossos alunos, enquanto coachs de cada uma das equipas a concurso, orientaram os colegas convidados e treinaram-nos. Simultaneamente, fez-se formação de professores sobre adjudicação de debates.

Já com as mãos de alunos e professores “na massa”, de ronda para ronda notavam-se progressos. (O Júri dava sempre feedback qualitativo). No final, ganhou a melhor equipa e ganhámos todos!