Feira das tuas opções – Ensino Profissional

Autora: Sara Luzio, Adjunta do Diretor

Nos dias 17 e 18 de abril, o Agrupamento de Escolas de Parede participou na Feira das Tuas Opções – Orientação, Ensino e Formação Profissional, um evento promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril.

Turma 9.º A

A participação do agrupamento na feira assumiu diversas formas: desde a visita das turmas do 9.º ano até à divulgação no nosso stand, passando pelas demonstrações em palco e pela realização de workshops.

O Curso Profissional de Intérprete de Dança (CPIDC) esteve presente no stand do Agrupamento, promovendo o seu Curso. Participou também no Workshop de Iniciação à Dança Contemporânea, em conjunto com alunos de várias escolas do Concelho, e realizou uma apresentação de dança clássica e dança contemporânea, no âmbito das Disciplinas de Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Contemporânea e Oficinas de Dança.

O Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas (CPTIS) contou com a participação de alunos no stand, exibindo trabalhos de programação e dinamizando um palco com a temática de programação em rede, usando a linguagem Java.

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (CPTAS) dinamizou atividades no stand, criando um jogo temático e prestando esclarecimentos sobre o curso.

O Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica (CPTDCG) esteve também representado no stand, mostrando exemplos da utilização de softwares e divulgando as temáticas trabalhadas no curso.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) marcou também presença na dinamização do workshop “Prosseguimento de estudos: Opções para o futuro”, com a colaboração da psicóloga Mafalda Figueiredo.

A feira tinha atividades divertidas que ajudavam a compreender os cursos e a forma como funcionavam.

Guilherme Ferreira 9.º A

Gostei da visita pois vimos vários tipos de profissões e o que faziam. Ganhei mais conhecimento sobre algumas profissões e outras que nem sabia que existiam.

Tomás Fu 9.ºA

Achei que esta Feira era boa para as pessoas que não sabem o que vão fazer no futuro. Também podemos conhecer melhor os cursos pois tinham lá pessoas para falar sobre o curso e da suas experiências de vida.

Amanda Li 9.ºA

Agradecemos a todos os participantes o seu envolvimento neste evento!

Um agradecimento especial aos professores, assistentes operacionais e encarregados de educação que acompanharam as turmas do 9.º ano à feira; ao SPO e aos professores dos cursos profissionais pelo seu contributo na preparação da feira, na dinamização do stand e na orientação dos alunos nos palcos e nos workshops; à empresa Saturno.net por ter aceite o convite para estar presente como empresa parceira; à Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede pelo apoio no transporte e à Câmara Municipal de Cascais por apoiar o Ensino Profissional e por proporcionar este momento de partilha na comunidade educativa.