GAP Getting Aware of Plastics: mobilidade a Kavala, Grécia (08-15/01/2023) – A Visão dos Participantes

A viagem para a Grécia no âmbito do projeto “Getting Aware of Plastics” providenciado pelo Erasmus, levou-nos a ter uma experiência única em que ficámos a conhecer melhor o importante problema que o meio ambiente está a encarar atualmente, o significante papel que o desperdício abundante de plástico tem no mesmo e, principalmente, o que podemos fazer para combater a destruição do nosso planeta.

Este projeto deu-nos a chance de ouvir diretamente de vários especialistas, os seus pontos de vista, opiniões e conselhos, e de aprender sobre assuntos mais específicos, da área de interesse de cada associação que visitámos (como a apresentação sobre as enguias, que se encontram em vias de extinção).

Aprendemos também sobre as medidas que a Grécia tem tomado e tomará no futuro em relação à atenuação dos efeitos da poluição e, na minha opinião, a melhor oportunidade que esta experiência nos deu foi o contacto e comunicação entre todas estas pessoas, com quase a mesma idade, de cinco países diferentes. Uns com os outros trocámos ideias, ouvimos e ficámos a saber as situações dos seus países, os efeitos que esta situação começa a ter nos seus quotidianos, e contámos as nossas.

Acredito que ganhámos conhecimentos de uma forma que seria impossível de ganhar senão visitando a cidade e tendo contacto direto com a cultura e estou muito contente e grata pela oportunidade.

Lee H

Esta semana foi incrível, aprendi imenso, algo que nunca vou esquecer e também nunca me vou cansar de contar todas as histórias vividas.

Mafalda N

Quando me inscrevi neste programa, não fazia ideia de como a semana da mobilidade ia ser, mesmo assim esta semana superou as minhas expetativas. (…)

Mas de longe o melhor do projeto inteiro foi o aspeto interpessoal, conheci novas caras não só de outros países, mas principalmente os colegas com que parti nesta jornada, foi fantástico conhecer pessoas de outros países com costumes diferentes e ter de comunicar com elas constantemente em inglês foi simultaneamente desafiante e divertido. Mas os laços que fiz com os meus colegas portugueses foi aquilo a que dei mais valor neste projeto, tomando em consideração que quando entramos na carrinha para o aeroporto éramos apenas colegas da mesma escola (…) e saímos do avião todos grandes amigos com histórias para contar (…).

Guilherme M.