Girls Go Circular

Autores: Ana Baptista e Manuel Baptista. 

As turmas do 10.º D e F e 11.º B e G participaram no projeto Girls Go Circular, que decorreu no âmbito de uma parceria entre a JA Europe e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

O projeto Girls Go Circular tem como principal missão reduzir as desigualdades de género relativas à tecnologia digital e ao empreendedorismo, apoiando a Ação 13 (incentivar a participação das mulheres nas áreas CTEM – ciências tecnologia, engenharia e matemática) do Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia.

A iniciativa desenvolveu-se numa plataforma de aprendizagem online, conhecida como “Circular Learning Space”, permitindo que os estudantes escolhessem entre diversos módulos de aprendizagem sobre vários tópicos, como por exemplo: resíduos eletrónicos, alterações climáticas, alimentação, robótica, entre outros. Esses módulos assentam numa abordagem de aprendizagem prática, que possibilita a transmissão de conhecimentos e competências através de uma estrutura interativa baseada na apresentação de desafios.

Três elementos da equipa da JAP vieram à escola e implementaram o programa, no auditório durante a Semana dos Direitos Humanos.

Por fim, foi desenvolvida uma competição em Kahoot com perguntas sobre as temáticas aprendidas na sessão.

O 1.º, 2.º e 3º lugares da competição tiveram, cada um, direito a um prémio de vale Fnac no valor de 20€.