Intervalo de Poesia – 21 poemas a 21 de março

No dia mundial da poesia, a 21 de março, divulgámos na ESFLG o projeto «Intervalo de poesia – 21 poemas a 21 de março», poemas que cada um de nós escolheu e gravou, incentivados pela professora Regina e pelo estudo de poesia na aula de Português. O João Barros compilou todas as gravações num único ficheiro áudio que se fez ouvir na ESFLG, no intervalo das 10:05.

Aprendemos que, na poesia, o recitador ou declamador (diseur) tem de se distanciar da dicção da linguagem quotidiana e encontrar o tom adequado à natureza do texto que pretende dizer, e que alguns aspetos formais influenciam a declamação poética: o vocabulário, as pausas, a rima, a colocação dos acentos rítmicos, etc.

A intensidade da leitura recitativa está também intimamente ligada ao timbre de voz do recitador e à sua capacidade de interpretação da expressividade do poema.

O contexto do exercício da declamação pode ainda influenciar no tipo de intensidade posto na leitura, isto é, o objetivo da declamação ou o público determinam sempre um certo grau de ansiedade que influencia o declamador.

A seleção do poema, o modo de interpretação do mesmo e respetiva gravação foi da livre escolha dos recitadores.

Edição de som – João Barros

1. «Ser poeta», de Florbela Espanca, por Gabriela Queirós
  2. «Arte poética», de Adília Lopes, por Leonor Mesquita e Jasmim Castro
  3. «Versos», de Florbela Espanca, por Leonor Tobback