Jornada internacional de reflexão pedagógica – Parede 2022

No passado dia 31 de maio realizou-se na Escola Secundária Fernando Lopes Graça uma Jornada internacional de reflexão pedagógica – Parede 2022, envolvendo elementos de uma delegação belga (flamenga), 34 elementos, o nosso diretor, outros elementos da direção, professores, técnicos especializados e alunos do nosso agrupamento, bem como a diretora pedagógica da Escola os Aprendizes – Cascais, professora Joana Querido, o diretor Cesário Silva, professores e técnicos especializados do agrupamento de escolas de Marinha Grande Poente – Marinha Grande, professores e técnicos especializados do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva – Rio Maior, e, via videoconferência, o diretor do
Agrupamento de Escolas de Cristelo – Paredes, Mário Rocha, num total de 60 participantes.
Esta jornada surgiu como resposta a um desafio lançado por uma organização belga denominada GO!, composta por trinta e quatro responsáveis regionais pela gestão de conjuntos de escolas flamengas, que veio a Portugal fazer uma visita de estudo.
Durante a jornada, após um momento de boas-vindas e enquadramento, os participantes foram distribuídos por grupos de trabalho, tendo partilhado, em inglês, as suas práticas / conhecimentos / reflexões / inquietações relativas a quatro temas-chave: educação inclusiva; ensino profissional; educação digital – lições aprendidas durante o período de confinamento
devido ao COVID e perspetivas futuras; escassez de professores e estratégias de acolhimento de novos professores, bem como carreira e desenvolvimento profissional docente.
No final do encontro, após uma breve súmula e sublinhado dos principais aspetos debatidos, agradecemos: à GO! por nos ter lançado o desafio de refletirmos sobre temas tão atuais e pertinentes; a todos os nossos professores, técnicos especializados e, em especial, alunos que,
para além dos seus afazeres diários, ao longo de vários dias, em conjunto, com empenho e profissionalismo foram estruturando as suas reflexões e preparando os seus contributos; à diretora pedagógica da Escola os Aprendizes e aos diretores, professores e técnicos especializados dos agrupamentos de escolas envolvidos, que prontamente acederam ao nosso
desafio – mobilizando generosamente tempo e meios para estarem connosco -, pelos seus tão pertinentes e enriquecedores contributos. Cabe aqui uma palavra de agradecimento especial para a professora Sara Luzio, Ana Escudeiro e todos os assistentes técnicos e operacionais que ajudaram a organizar o evento, bem como para a professora Leonor Mendinhos e os alunos do 7.º B que encerraram o evento com um breve, mas muito agradável, momento musical.
Em conversa posterior com o representante da GO!, Jens Vermeersch, ficámos a saber que eles ficaram muito agradecidos e impressionados com a forma como organizámos os grupos de trabalho, nomeadamente, a forma sincera e natural como partilhamos as nossas perspetivas, o facto de termos privilegiado a heterogeneidade ao convidarmos representantes de outras escolas, e, em particular, o facto de termos dado voz aos alunos, permitindo que participassem no debate de temas, para os quais geralmente não são chamados, bem como o excelente domínio da língua inglesa que eles demonstraram. Além disso, os participantes belgas deixaram Portugal com um sentimento muito positivo e num futuro próximo alguns dos participantes provavelmente vão tentar estabelecer ligações com as escolas portuguesas através do Erasmus+.
Fazemos votos para que este não tenha sido um momento singular, mas sim o início de uma dinâmica de reflexão interna e externa – criando periodicamente momentos onde, com grande abertura, se promova o trabalho colaborativo em rede -, sobre como continuar a construir uma escola cada vez mais inclusiva, que providencie condições para que todas as crianças e alunos possam concretizar o seu máximo potencial de aprendizagem e desenvolvimento.

Professor Paulo André