Lançamento de Barcos – Comemorações Dia Nacional do Mar

Decorreu no sábado, 25 de novembro, na baía de Cascais, o lançamento das embarcações construídas nas aulas de Educação Tecnológica, turmas A, B, D e E do 5.º ano da EB de Santo António.

Ao longo de oito aulas, os alunos juntaram material biodegradável de origem animal e vegetal e construíram as suas embarcações tendo como referência a embarcação típica de Cascais: a “Chata”.

Após superar alguns desafios de construção, em que não se podia utilizar cola, o Agrupamento de Escolas da Parede fez-se representar com 21 barcos. Foram construídos 25 barcos pelos alunos do nosso Agrupamento, alguns dos quais estiveram expostos no átrio da Escola Básica de Santo António de 23 a 30 de novembro.

Este evento esteve inserido nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de novembro, e estiveram envolvidas as seguintes entidades: Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Agrupamento de Escolas de Cascais, Escola Básica de Santo António, EB1 José Jorge Letria, ISN Cascais, Projeto “Este Mar”, Escola Náutica e Capitania do Porto de Cascais.

O ponto de encontro foi junto à estátua do Rei D. Carlos e o lançamento dos barcos realizou-se na praia dos Pescadores.

Posteriormente, o Núcleo de Canoagem do Desporto Escolar procedeu à recolha e entrega das embarcações.

O grupo de Educação Visual e Educação Tecnológica agradece a participação de todos (alunos, encarregados de educação, familiares, professores) sem a qual não teria sido possível a realização deste evento.