“Mais um olhar sobre Anne Frank”

Autores: Ana Toulson e professoras bibliotecárias

No primeiro semestre, os alunos do 8.º Ano de Português realizaram uma atividade utilizando a ferramenta digital PADLET. As professoras lançaram desafios aos alunos sobre a leitura da obra “O Diário de Anne Frank” e propuseram aos colegas de Ed. Visual que os alunos procedessem à realização de auto-retratos de Anne Frank. Os trabalhos realizados pelos alunos no PADLET e os auto-retratos foram expostos nas bibliotecas. As bibliotecárias realizaram várias sessões sobre a temática “Mais um olhar sobre Anne Frank”.

Eis alguns testemunhos dos alunos do 8.º ano sobre o trabalho realizado:

“Na minha opinião, os comentários feitos no padlet foram uma maneira muito bonita de percebermos como os outros se sentiram ao ler o Diário. Senti-me bastante identificada com alguns colegas.

A exposição na biblioteca conseguiu entrar no clima do anexo. Sempre gostei muito deste tema, sobre a segunda guerra mundial, mas depois de ler o Diário, passei a gostar ainda mais.”

Alunos da turma 8.ºB

“No primeiro semestre lemos e realizamos trabalhos sobre o Diário de Anne Frank e eu acho que estas atividades realizadas foram interessantes. Também gostei muito de realizar o trabalho interdisciplinar, o caligrama, que foi feito com frases e palavras que estavam no livro.

Para concluir, eu penso que estas atividades foram interessantes e que deveríamos repetir para outro livro.”

Alunos da turma 8.ºB

“Ao realizar o meu trabalho para a exposição, pude colocar-me no lugar de Anne Frank e sentir-me grato por perceber como as minhas condições de vida são boas. Senti grande empatia por Anne e pela sua família.”

Alunos da turma 8.ºI

“Ao visitar a exposição de Anne Frank, pude sentir como aqueles foram anos complicados e percebi que, mesmo com os meus problemas, sou privilegiada por ter nascido nos tempos atuais.”

Alunos da turma 8.ºE