Memórias do 25 de abril

Autores: Cristina Antunes e os alunos da turma 11.º E

Os alunos de História B do 11.º E realizaram um conjunto de entrevistas para recolha de testemunhos de pessoas que vivenciaram o 25 de abril de 1974. Estas entrevistas resultaram na recolha de 16 testemunhos de familiares ou professores e funcionários da escola.

Ao entrevistar uma das testemunhas que vivenciaram 25 de abril senti curiosidade em saber a sua história de vida durante o regime salazarista.

Carolina Pires

O trabalho do 25 de abril foi especial a nível pessoal pois foi gratificante saber tudo o que o meu avô fez e passou numa realidade que ainda é tão próxima de nós.

Tomás Favinha

Este trabalho foi uma experiência muito boa e inovadora porque conhecemos diferentes perspetivas sobre a vida antes do 25 de abril e permitiu-nos relacionar muitas informações.

Tomás da Fonte Marques e Roana da Silva

Este trabalho de investigação serviu para que os alunos percebessem a importância da recolha de testemunhos orais que mais tarde estarão disponíveis para consulta no Arquivo Histórico Municipal de Cascais.

Para a apresentação pública do projeto, realizada no dia 20 de abril no Centro Cultural de Cascais, foi realizado um vídeo com um excerto de cada uma das entrevistas que foi também apresentado a duas turmas de nono ano na Escola de Santo António e disponibilizado para apresentação na página do  agrupamento.