O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres na ESFLG

No passado dia 25 de Novembro celebrou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O AEP decidiu marcar este dia com várias intervenções mostrando a importância deste dia e a urgência em combater todo o tipo de violência que (ainda) existe contra as mulheres. O dia começou logo de manhã com a exibição do filme Terra Fria seguido de um debate com a activista e voluntária Olímpia Pereira da associação UMAR e com os alunos das turmas 10ºE, 12ºG e 12ºH.

Duas turmas, a convite do projecto preVio, decidiram também aceitar o desafio para intervir artisticamente no espaço escolar: o 10ºG, orientado pela professora Helena Bidarra, criou uma instalação impactante de “mãos que oprimem” colocada na entrada da ESFLG. Já o 12ºK, orientado pela professora São Saúde, criou uma série de intervenções que chamaram a atenção da comunidade escolar com dados estatísticos colocadas por diversos pontos estratégicos do espaço escolar, fotografias concebidas pelos próprios alunos abordando as relações violentas e uma intervenção muito interessante com o mote “a minha roupa não é convite”.