Na edição do orçamento participativo jovem de 2019/2020, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, verificou-se que a proposta vencedora / mais votada, na Escola Básica de Sto. António foi a aquisição de mesas de “piquenique” em material reciclado. Contudo, foi nesse ano letivo que surgiu a pandemia Covid19, motivo pelo qual a concretização do projeto foi um pouco mais demorada. A boa notícia é que, desde finais de março, as mesas de material reciclado já estão na escola para utilização de todos.
O espaço onde as mesas foram colocadas foi bem acolhido pelos alunos e tem sido utilizado para os mais diversos fins, como por exemplo almoços, lanches, convívios, diálogos entre alunos e mesmo para a realização de trabalhos.
As duas alunas proponentes, Gabriela Queirós, Sofia Matoso, que ainda se encontram no Agrupamento, mas atualmente a estudar na Escola Fernando Lopes Graça, efetuaram visita ao espaço. Em função do que viram, referiram:
“Ficamos muito surpreendidas com a quantidade de mesas que foram colocadas, não esperávamos um número tão grande! Apesar do local não ser o que tínhamos sugerido parece-nos um bom sítio que, para ser perfeito, só lhe faltam caixotes de lixo e talvez uma sombra”. Gostámos muito do resultado e temos penas de não poder usufruir do espaço, mas ficamos muito contentes por saber que outros podem fazê-lo por nós e por todos.”
Destacam-se abaixo testemunhos de alguns dos atuais utilizadores desse espaço:
“Foi muito bom meterem aqui as mesas, para almoçar, porque é uma zona agradável.”
Constança Carreira 5.º E
“Está muito fixe, dá para descansar, estudar, conversar e fazer trabalhos.”
David Petrioglu 8.º F
“Achei que ficou bom, porque assim podemos almoçar ao ar livre.”
Rodrigo Espergueira 6.º D
“Acho que é prático e melhor do que almoçar dentro da cantina (comida de casa), quando o tempo está bom.”
Benjamim Mendes 7.º F