Autoras: Carolina Oliveira e Tatiana Sousa, alunas do 11ºL
Durante o mês de março a turma do 11.ºL, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, planeou, organizou e orientou uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Saúde e Ciências Naturais do 9.º ano, com as professoras Cristina Jesus e Sílvia Neves. As atividades práticas consistiam em consciencializar os alunos para a importância da função dos cinco sentidos.
A turma foi dividida em cinco grupos, cada grupo com um dos sentidos. Nos sentidos do paladar, olfato e tato os alunos estavam vendados de modo a realçar o sentido que estava a ser testado. Os materiais utilizados foram alimentos, nos sentidos do paladar e do olfato (laranja, limão, cogumelos, batata frita, gengibre; etc); no tato, os materiais foram por exemplo lixa, algodão, arroz, casca de árvores, areia, entre outros; na audição foram utilizados materiais dentro de pequenos frascos como, arroz, clipes e água; na visão foram utilizados palitos de várias cores para a reprodução de imagens memorizadas em 10 segundos. Todas as atividades foram seguidas pela realização de uma ficha de trabalho, que foi corrigida pelos alunos responsáveis pelos respetivos grupos.
![](https://www.aeparede.edu.pt/wp-content/uploads/geral/ProjetosAtividades/CPTAS/CPTAS_Orgaos_dos_sentidos_Audicao-2-1024x767.jpg)
![](https://www.aeparede.edu.pt/wp-content/uploads/geral/ProjetosAtividades/CPTAS/CPTAS_Orgaos_dos_sentidos_Paladar-576x1024.jpg)
![](https://www.aeparede.edu.pt/wp-content/uploads/geral/ProjetosAtividades/CPTAS/CPTAS_Orgaos_dos_sentidos_Tato-576x1024.jpg)
Estas atividades foram bem recebidas pelos alunos do 9.ºB e 9.ºD, que colaboraram e evidenciaram interesse pela realização das mesmas. Na perspetiva dos alunos 11.ºL foi importante, enquanto alunos, realizar tarefas que não são habituais. Consideramos que a “Partilha de Saberes” é extremamente importante e pretendemos desenvolver mais atividades deste género no futuro.