“Os Maias”, chique a valer!

Autores: Ana Baptista e Manuel Baptista

Foi com grande expetativa que todas as turmas do 11º ano foram, no mês de março, ao Auditório Olga Cadaval, em Sintra, para assistir à representação da obra “Os Maias” de Eça de Queirós, acompanhados por 10 professores.

Esta é uma obra que desperta a grande curiosidade dos alunos visto que retrata bem a sociedade da época, apresentando os espaços sociais da burguesia, denunciando a corrupção, a superficialidade e a mentalidade retrógrada. Mais, os amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda decorrem numa Lisboa repleta de personagens realistas, envolvendo os protagonistas e o seu destino trágico.

No teatro, todos puderam assistir à condensação dramática dos principais momentos, conflitos, personagens e acontecimentos, captando a essência estruturante da obra literária, traduzida para a linguagem dramática e cénica num espetáculo que harmoniza os atores em palco, o filme e a música.

Na turma do 11.ºB, o aluno Mathias Guerra destacou “esta peça foi uma das mais bem representadas e inesquecíveis que já vi, nomeadamente, a qualidade do som e luz, a naturalidade e à-vontade na representação, a boa transmissão para o público, os sinais corporais, sentimentais”. ”As minhas expetativas foram excedidas, os atores foram capazes de criar uma atmosfera do século XIX que emergiu da representação”. Para a Mathilde Aguiar são necessárias mais atividades como esta, para enriquecer a cultura dos alunos.

Na turma do 11.º C, o André Alves referiu que “a condessa de Gouvarinho deu animação com a sua comicidade, o que permitiu um envolvimento da plateia, foi uma verdadeira estrela”. A Ana Sofia Fonseca destacou o Dâmaso, personagem excêntrica, engraçada, que dá ânimo à obra.

Todos concordaram com esta personagem: a representação foi “Chique a valer”!