O mundo está a mudar. Até à introdução das tecnologias da informação na nossa vida, a escola detinha essencialmente o papel de transmissão de conhecimento. Presentemente, somos forçados a reavaliar a identidade e o papel que a escola tem de fazer para preparar os jovens de forma a se tornarem cidadãos e trabalhadores para um mundo futuro que será muito diferente do que conhecemos agora.
As competências “Ler, escrever, contar”, apesar de serem muito importantes, já não são suficientes no século XXI, porque deixou de ser possível dizer que o conhecimento aprendido hoje servirá para toda a vida. Neste contexto, é fundamental a noção de aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento de competências capazes de dotar os aprendentes de ferramentas que os auxiliem nesta era digital.
No âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), tem estado a decorrer, no nosso Agrupamento, uma formação interna destinada aos Assistentes Operacionais sobre “Como resolver os problemas informáticos que acontecem na sala de aula?”. Esta formação, prevista no nosso PADDE, decorre da necessidade sentida de, em tempo útil, ultrapassar dificuldades na utilização do computador e do projetor. Desta forma, consideramos uma mais valia ter esta colaboração tão importante no processo ensino-aprendizagem para a resolução de alguns dos problemas técnicos com que nos deparamos no dia a dia.