Peddy Paper – 25 de abril de 1974

Durante algumas semanas nas aulas de HGP (prof.ª Maria José Moreira), de Cidadania e Desenvolvimento e Matemática (prof. Marco Mendes), os alunos das turmas 6.º G e 6.º H prepararam um peddy paper interdisciplinar sobre o 25 de abril de 1974. Foram pesquisando as questões a serem colocadas, os jogos a serem realizados, distribuíram ainda entre si as tarefas e debateram ideias e sugestões. Nessa preparação verificou-se que nem sempre estiveram de acordo, mas com base num espírito democrático e livre, todos os grupos conseguiram chegar a consensos, respeitando-se as mais diversas opiniões, sobre o melhor modelo idealizado para o peddy paper.

A dinamização do peddy paper efetuou-se no dia 28 de abril, tendo participado as turmas 6.º B e 6.º E. A divisão dos alunos por grupos foi efetuada com recurso a uma sequência “matemática de cariz histórica”, utilizando-se cartões com as designações 25; abril; 1974; Liberdade; Portugal. Estes foram também os nomes atribuídos a cada equipa.

Com mais ou menos ajuda, com possibilidade de consulta no telemóvel ou numa brochura disponibilizada com informações sobre o 25 de abril, cada grupo foi somando pontos por cada pergunta respondida corretamente e pelos jogos realizados.

Foi uma manhã repleta de animação, de aprendizagem e informação, em que de uma forma mais espontânea cada grupo ficou a saber mais ou aplicou o que já tinham aprendido nas aulas de HGP e de Matemática. Quanto aos jogos, foi uma questão de sorte, estratégia e de perícia.

É caso para se afirmar, HAJA LIBERDADE, hoje e sempre!

Maria José Moreira + Marco Mendes