Autor: José Mourão Subdiretor do Agrupamento
Entre o dia 10 e 28 de fevereiro, realizaram-se as provas de ensaio para a implementação da realização das provas finais de ciclo (9.° ano) e as provas de monitorização das aprendizagens (ModA) para os 4.° e 6.° anos em formato digital. Foram realizadas 20 sessões de ensaio no quarto ano, 32 no sexto ano e 16 no nono ano.
Estiveram envolvidas 21 turmas do Agrupamento num total de 477 alunos. A Escola Básica de Santo António constitui-se como Escola Gestora, tendo implementado o processo para todas as turmas do AEP e ainda de cinco escolas particulares.
Nos pontos fortes, há a salientar a elevada participação dos alunos, a colaboração de muitos pais na preparação dos equipamentos através da instalação da aplicação para realização das provas e a colaboração dos colegas do grupo de informática no apoio à realização das provas.
Como constrangimentos, realça-se o considerável número de alunos que se apresentam às provas sem equipamento (a rondar os 35%), elevado número de alunos com equipamentos da Escola Digital sem o respetivo router ou sem que este estivesse configurado para permitir o acesso à internet e evitar o congestionamento da rede local e ainda o considerável número de equipamentos dependentes do funcionamento ligado à corrente por viciação da bateria ou por falta de carregamento prévio em casa. Nas provas de Português, destaca-se um outro constrangimento, a ausência de auscultadores por um elevado número de alunos, mesmo aqueles com o kit digital.
Estamos certos de que existe margem para melhorias, o que nos permitirá superar alguns dos constrangimentos identificados e otimizar o processo. Para tal, apelamos a todos os pais e encarregados de educação um maior envolvimento na preparação dos equipamentos para o processo de avaliação que irá ocorrer em maio e junho.
Brevemente, iremos enviar um tutorial com os procedimentos a adotar, cuja implementação será benéfica para todos, especialmente para os nossos alunos.

