Projeto “Dar Palco à Diferença” na ESFLG

Promovido pelo ISPA e em parceria com o Ultimacto, ILGA e Clube Safo, este projeto desenvolve-se através do Teatro Playback. Este ano letivo, o 11.ºE e 11.ºF foram as turmas envolvidas num processo que incorporou três fases. Prevê-se o envolvimento, no próximo ano letivo, de outras 4 turmas da ESFLG.

Deixamos algumas palavras que refletem o impacto desta primeira fase do projeto:

Houve muitos momentos de emoção por termos visto outras histórias que nos faziam identificar ou mesmo por termos visto a nossa própria história “de fora”.

Maria Clara Arisi da turma 11.º F

O grupo de teatro conseguiu criar um ambiente seguro, através da mensagem de aceitação e empatia, e muitos alunos sentiram-se à vontade ao ponto de compartilharem histórias e experiências muito pessoais, que impactaram todos os presentes. Desde temas como orientação sexual, identidade de género e assédio, a conversas sobre a relação de pais e filhos, a comunicação de alunos e professores, nacionalidade, bullying, etc. Vimos que, da mesma forma que temos pontos de vista diferentes e experiências diferentes, todos de algum modo nos identificamos com as histórias compartilhadas e com a representação feita pelos atores, que retrataram não só o acontecimento, mas também os sentimentos, de uma forma que ressoou em todos nós.

Juliane Duarte da turma 11.º F