Projeto ERASMUS+

Autoras: Inês Pires e Sofia Ribeiro, alunas do 10.º F

Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março a Escola Secundária Fernando Lopes Graça acolheu, mais uma vez, os alunos do projeto ERASMUS+. Foi uma semana repleta de atividades e desafios para os alunos (ver programa aqui). Estes puderam conviver e aprender, em simultâneo. Este ano, o tema escolhido para o projeto foi “Plásticos e micro-plásticos nos oceanos”, tendo o Agrupamento recebido alunos de quatro países diferentes: Alemanha, Croácia, Grécia e Itália. Foram recolhidos alguns testemunhos de alunos dos diferentes países, incluindo o nosso:

Niki, Croácia

Pergunta: Qual foi a tua primeira impressão de Portugal?

Resposta: “A primeira coisa que notei foi que Portugal cheira a mar e a areia, cheira a praia, é agradável, exceto quando aterrámos, porque cheirava a bacalhau, mas num bom sentido, porque eu gosto de bacalhau!”

P: Na tua opinião, qual é a importância deste projeto?

R: “Eu acho que este projeto é importante para aprendermos as causas e as consequências do plástico na natureza, para nos prepararmos para o futuro, pois estamos num mau caminho e, claro, para conhecermos a cultura de novos países e para conhecermos pessoas novas.”

P: Quais são as expectativas para esta semana?

R: “Esta semana espero aprender mais sobre Portugal e a vossa cultura, também gostava de aprender mais sobre o plástico e a poluição, porque é para isso que estamos aqui. Entretanto, espero também fazer novos amigos.”

P: Estás a gostar de estar aqui até agora?

R: “Sim, estou a gostar de conviver com pessoas diferentes, porque esta semana é uma espécie de férias e estou a passar um bom bocado aqui, o que é bom.”


Anthi e Rory, Alemanha

P: Qual foi a tua primeira impressão de Portugal?

R: “Gostámos muito do facto de aqui haver praias e do mar estar perto das casas e, já agora, vocês sabem a que horas as lojas fecham? Às 23h da noite! Portugal é muito giro e há muita união aqui, parecem ser todos muito unidos e todos nos fizeram sentir confortáveis quando chegámos.”

P: Na tua opinião, qual é a importância deste projeto?

R: “Eu acho que podemos aprender bastante sobre reciclar e o que realmente acontece por detrás disto tudo. Nós não podemos simplesmente atirar lixo para o chão, porque não sabemos o que acontece com ele na verdade. Se queremos um bom futuro, temos de nos focar e trabalhar para ele.”

P: Quais são as expectativas para esta semana?

R: “Eu quero muito ficar a conhecer o vosso país e a vossa maneira de viver e tudo isso. Também gosto de estar a fazer novos amigos e conhecer novas pessoas.” – Anthi

R: “Para mim é igual, e óbvio, praticar o inglês, conhecer novas pessoas e de resto é mais ou menos o mesmo.” – Rory

P: Estás a gostar de estar aqui até agora?

R: Estamos a gostar, como já tínhamos dito, as pessoas aqui transmitem um sentimento de familiaridade e fazem-te sentir muito confortável. Fica-se a sentir que somos parte das famílias com quem ficámos, parece que já nos conhecemos há anos. É muito bom.


Testemunhos dos portugueses

“Ir à Alemanha foi bom, gostei de conhecer o país, foi muito bom poder conhecer um sítio novo e pessoas novas. Divertimo-nos muito em Portugal também. Durante esta semana, fizemos coisas diferentes e pudemos aprender sobre a poluição e o plástico no oceano.”

Gonçalo Monteiro

“Neste projeto, acabei por conhecer pessoas novas e aprender realidades sobre uma outra cultura. Consegui conhecer um país novo e algumas coisas sobre o plástico que eu não sabia. Gostei de aprender as diferentes maneiras de reutilizar o plástico e o que é o plástico biodegradável, que, por acaso, não sabia que existia. Achei que esta última semana foi muito bem organizada, talvez melhor do que a que nós experienciámos lá fora.”

Inês Diogo

“Gostei muito deste projeto, a experiência na Alemanha foi muito gira, conseguimos conhecer as cidades onde fomos e houve palestras muito boas. Cá em Portugal, fomos com todos os alunos descobrir Lisboa e conseguimos aprender bastante sobre o plástico, a reciclagem e muito mais coisas dentro desse tema.”

Ricardo Castro