REINVENTAR O “DIÁRIO DE ANNE FRANK” – 8.ºB

Autor: Ana Justino e alunos do 8.º B

No âmbito do estudo de excertos da obra “Diário de Anne Frank”, os alunos do 8.º B desenvolveram um trabalho nas aulas de Português em que se propuseram recriar esta obra, como se confirma nas palavras apresentadas na sinopse: “A turma do 8.º B realizou um projeto de uma das histórias mais importantes do séc. XX: “O diário de Anne Frank”. Inspirados pela coragem e força de Anne, os alunos decidiram recriar o seu diário, acrescentando informações históricas, reflexões e curiosidades sobre a sua vida. Com criatividade, os alunos não apenas destacaram as palavras originais de Anne como também alguns factos sobre o Holocausto (…) que ajudam a refletir sobre os desafios e lições do passado à luz do presente.”

Neste trabalho, que os alunos dedicam a todos os que foram e continuam a ser vítimas de guerras injustas e desumanas, é realçado que Anne manteve sempre a esperança nunca deixando de acreditar na bondade humana.

Todos os alunos da turma participaram com muito gosto, resultando num trabalho muito interessante, quer pelo conteúdo quer pelo aspeto gráfico, que os deixou a eles e à professora muito orgulhosos. O resultado foi mostrado aos professores da turma e aos encarregados de educação e será exposto na biblioteca juntamente com trabalhos de alunos de outras turmas.