Semana dos direitos e das liberdades – direito à informação

No contexto da semana dos direitos e das liberdades os alunos tiveram oportunidade de dialogar com o jornalista Ricardo Cabral Fernandes sobre alguns assuntos relacionados com a informação transmitida por notícias.
A sessão abordou a censura durante a época do estado novo e como, nos dias de hoje, podemos ser vítimas de censura ou de informação falsa/pouco verdadeira sem nos apercebermos, nomeadamente nas redes sociais.
Os alunos, as professoras e o jornalista trocaram ideias sobre formas de evitar sermos enganados por sites e notícias com informação falsa ou manipuladora (como para favorecer um partido político) e sobre as fontes de informação mais confiáveis.
Esta sessão foi bastante interessante e educativa visto que alertou os alunos e as professoras sobre os perigos das “fake news”, a desvalorização dos jornalistas pela sociedade e a manipulação das notícias e reportagens.

Madalena Cruz 12.ºG