Social Innovation Camp by Banco Montepio

Autora: Ana Baptista.

Cinco alunos da turma F do 10.º ano, Beatriz Jesus, Inês Pires, Raquel Gomes, Sofia Ribeiro e Tiago Rodrigues participaram no Innovation Camp, promovido pela Junior Achievement Portugal, em parceria com o Banco Montepio.

Numa experiência online de aprendizagem intensiva de 2 dias, que combinou momentos de aprendizagem teórica, prática, mentoria e outras dinâmicas, pretendeu-se dar aos alunos do ensino secundário ferramentas para desenharem projetos que respondam a problemas identificados na comunidade e que tenham impacto positivo. Nesta edição participaram 9 escolas, pertencentes a 8 distritos, que trabalharam para identificar problemas na sua comunidade e criar soluções inovadoras e sustentáveis, com o suporte de 18 Mentores do Banco Montepio.

O grupo de alunos indicou um problema identificado na comunidade, enquadrado em, pelo menos, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste caso concreto, o grupo desenvolveu um projeto integrado no tema do PAA, relacionado com a limpeza do mar e das praias de Cascais.

No final, a equipa teve oportunidade de apresentar o seu projeto a um painel de júri.

No final, os alunos afirmaram que a experiência de trabalhar com colegas de outros distritos foi muito enriquecedora e os consultores da JAP ficaram muito agradados com o empenho dos alunos:

“O vosso empenho e a vossa dedicação foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa. Estão todos de parabéns!”