Visita à escola de Sto. António – alunos 4.º Ano

Com o objetivo de se recolherem dúvidas, interrogações, curiosidades e expectativas dos alunos do 4.º Ano, o professor Marco Mendes, efetuou uma deslocação a todas as escolas do 1.º Ciclo, para diálogo com os alunos sobre a sua futura transição para o 5.º Ano. Comparou-se essa necessidade de transição de escola ao crescimento de uma semente, que se vai transformando e crescendo, necessitando de um vaso maior para continuar o seu desenvolvimento. A analogia foi bem compreendida por todos os alunos, tendo estes construído o origami de uma flor, tulipa, associando-se a essa flor a necessidade de continuar a crescer e de mudar de vaso / escola. Ficou também em cada escola uma caixa de correio, para os alunos colocarem as suas questões sobre a nova escola de 5.º Ano, para serem respondidas no dia da visita à escola de Sto. António.

Nos dias das visitas, os alunos estiveram em alguns espaços da escola (por ex. sala de Música, Biblioteca, sala de Educação Visual, sala de Ciências Naturais). Três das cinco visitas foram guiadas por alunos do 5.º Ano e em todas foi realizada uma atividade lúdica através da qual se foram respondendo às questões que os alunos tinham colocado na caixa do correio. A visita terminou com o almoço na escola.

Foram 5 manhãs, em que todos os alunos de 4.º Ano e os alunos anfitriões de 5.º Ano (a quem muito se agradece a sua ajuda), se apresentaram de forma descontraída e com muita curiosidade em conhecer e saber mais sobre a escola.

Entretanto, é tempo de os alunos aproveitarem as suas férias…

Até setembro!