Visita de Estudo ao Museu da Eletricidade, Central Tejo

Autores: Alunos da turma 9.ºA

Fotografias: Aluno EITAN ZEEVY da turma 9.ºD

Nos dias 24 de março e 3 de abril, os alunos do 9.º ano, do Agrupamento de Escolas de Parede, realizaram uma visita de estudo ao Museu da Eletricidade e à Central Termoelétrica do Tejo.

A Central Termoelétrica funcionou desde o início do século 20 e acabou por fechar em 1972.

O principal combustível da fábrica foi sempre o carvão e os homens que trabalhavam na Central no tratamento do carvão chamavam-se cinzeiros. Nos tempos de maior crise utilizou-se, na Central, como combustível a nafta que é um derivado do petróleo.

A Central foi construída junto ao Rio Tejo para utilizar a água do rio para arrefecer o vapor de água da Central.

Durante a visita, assistimos a várias experiências sobre eletricidade, no laboratório interativo, onde pudemos visualizar, através de maquetes, como se procede à produção de energia elétrica pela energia solar, eólica e hídrica.

Todos participaram com entusiasmo!