Visita Escola Básica Sto António – alunos do 4.º Ano

Na semana de 20 a 24 de junho, todas as turmas de 4.º Ano, efetuaram com as suas professoras uma visita à Escola Básica de Sto. António. A visita teve como fim um primeiro contacto dos alunos com, possivelmente, a sua nova escola de 5.º Ano. Para que a transição seja efetuada com antecedência, de um modo suave e com um pré conhecimento do espaço, numa primeira fase deixou-se em cada escola do 1.º Ciclo uma caixa de correio, onde se podia ler no seu exterior, entre outras coisas,  “A minha nova escola…” e as “Nossas interrogações”. Nesse dia o professor Marco Mendes dialogou com os alunos, sendo estes incentivados a colocarem no seu interior as suas dúvidas, curiosidades, preocupações e interrogações às quais gostariam de ter resposta. O professor ficou de ler todas as perguntas e de os receber na visita à escola de Sto. António.

No dia da visita à escola efetuou-se um jogo no decorrer do qual foi possível responder a todas as perguntas colocadas na caixa do correio. Existiu ainda tempo para uma visita a alguns espaços da escola, com uma breve explicação dos mesmos. Todos os alunos almoçaram na escola e no fim registaram num cartão com a imagem do patrono da escola – Sto. António, a sua opinião sobre a escola / visita. Todos os cartões foram depois colocados num pedestal / trono do Sto. António.

A visita terminou com um momento livre e de brincadeira nos espaços exteriores da escola.

Foi um dia muito descontraído, animado e com informações / recomendações muito importantes, tendo os alunos ficado com as suas dúvidas / preocupações mais esclarecidas.

Para a maioria fica um até já e encontro marcado no ano letivo de 2022/2023, na escola de Sto. António.

Até lá, será tempo de se aproveitarem as férias…